Algarve

NightLifeNovo Carros Imóveis Roubado Videos Online TV Sul Negócios Web design
Algarve24
Home
  Mundo    Algarve    Portugal    Europa    América Latina    África    Economia    Desporto    Política    EU Repórter  
  
BECDS-PPJPJSJSDOs VerdesPCP-CDUPSPSD

Albufeira

Alcoutim

Aljezur

Castro Marim

Faro

Lagoa

Lagos

Loulé

Monchique

Olhão

Portimão

S.B. Alportel

Silves

Tavira

V.R.S. António

Vila do Bispo

Algarve Notícias & Eventos

 

Publicada em: 2012.06.08 Notícia

Alcoutim mais consciente sobre doença do Alcoolismo

Enviada por: Algarve24

Alcoutim mais consciente sobre doença do Alcoolismo

Cerca de 100 pessoas assistiram, na passada quarta-feira, a uma palestra sobre alcoolismo, em Alcoutim, com a presença do Dr. Álvaro Pereira e do Dr. António Camacho, médicos do Centro de Apoio aos Toxicodependentes de Olhão. Na moderação, o encontro contou com o médico e autarca Dr. Francisco Amaral.

Depois de uma breve introdução à história do alcoolismo, Dr. António Camacho aproveitou para desfazer na audiência alguma ideias feitas sobre o álcool, “não abre o apetite, não mata a sede, não aquece”.

“Por favor, nunca mais pensem que o alcoolismo é um vício”, avançou depois Dr. Álvaro Pereira, sublinhando o facto de o alcoolismo ser uma “doença do cérebro, como a alzheimer ou a esquizofrenia”.

Desmistificados alguns juízos sobre o álcool e sobre a doença, os médicos transmitiram ao auditório algumas ferramentas para ajudar o doente alcoólico a assumir-se e a querer tratar-se. “Podem passar-se muitos anos desde que o doente tem o problema até assumi-lo”, alertou o médico Álvaro Pereira, prevenindo a luta difícil e demorada. Neste contexto, Dr. Francisco Amaral combinou com os palestrantes uma formação, para dar às famílias alcoutenejas técnicas que as ajudassem neste processo.

“Há uma inconsciência do alcoolismo, quase coletiva”, declarava o autarca de Alcoutim, referindo que, muitas vezes, não basta o alcoólico não acordar, como as pessoas que o rodeiam já não acreditarem na sua recuperação. “Porque é que nos sensibilizamos tanto com hipertensos e diabéticos e com os alcoólicos deixamos andar?”, concluía o Dr. Álvaro Pereira, pedindo que estes doentes fossem verdadeiramente ajudados e que não se tivesse pena deles.

A partilha de experiências entre o público e os palestrantes fechou o encontro. Um contributo importante foi trazido pelo Dr. José Pepo, médico na Amareleja, que partilhou a sua experiência com esta comunidade, comprovando que o envolvimento e a responsabilização sociocultural ajudaram a combater o alcoolismo.

Publicidade


Quer participar e enviar (sem registro)? Clique aqui

PUBLICAR GRÁTIS

+

Carros Usados

+

Veículos Roubados

+

Imóveis

+

Sua Empresa

ALGARVE24.PT é o melhor escolha para sua venda.

Publicidade

Sul Negócios

| Registo Grátis |

Incorporar Calendário de Eventos

 Veja/Ouça    UPLOAD 
Vídeos Mais Recentes:  >>   Watch



 

Últimas Notícias & Eventos

 

Executivo municipal de Portimão ...


Executivo municipal de Portimão mais próximo das pessoasTodas as primeiras quintas-feiras de cada mês, os vereadores que compõem o executivo da Câmara Municipal de Portimão deslocam-se às três freguesias do concelho para ouvirem dos munícipes sobre os problemas existentes nas suas áreas de residência. Estas reuniões vão ...

Associação Turismo de Portimão ...


Associação Turismo de Portimão marca presença na BTL 2014A ATP - Associação Turismo de Portimão vai marcar presença na edição deste ano da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que se realiza entre 12 e 16 de março na FIL, divulgando o potencial turístico deste município junto dos profissionais do setor e do ...

VRSA SGU participa no principal ...


VRSA SGU participa no principal evento do setor imobiliário mundialA VRSA SGU vai estar presente no MIPPIM, o mais importante evento do setor imobiliário mundial que terá lugar entre os dias 11 e 14 de março, em Cannes, França. O MIPPIM reúne os representantes mais influentes de todos os segmentos do mercado imobiliário ...

Autarquia de VRSA requalifica ...


Autarquia de VRSA  requalifica Jardim dos BombeirosA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António encontra-se a requalificar o jardim «O Bombeiro», junto ao mercado municipal de Vila Real de Santo António. A obra contempla a reparação dos acessos, a pavimentação dos trilhos interiores, assim como a requalificação dos bancos, ...

 


Serviços Sobre Algarve24 Notícias

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Google+ Siga-nos no Twitter

Automóveis Compra e Venda

Algarve Propriedades

Algarve NightLife

Sul Negócios

Veículos Roubados

Online Videos, Filmes e TV





Algarve24 Ajuda

Ganhe dinheiro connosco

Anuncie connosco

Contacte connosco

Termos e Condições

 RSS


All rights reserved & copyright by Algarve24.pt.